Tem muita gente reclamando da migração do site da NBA no Brasil para o site do Sportv. Pra quem não sabe, a NBA tinha uma versão da sua página em português e, nesta semana, anunciou que agora ela seria migrada para a página da NBA no site do Sportv.

A rapaziada caiu de pau nos comentários do facebook, principalmente. Existem duas grandes reclamações. A primeira é que os fãs perderam conteúdo. Que dava para ver a classificação, resultado dos jogos e etc, coisa que não tem no novo site. Segundo que a galera claramente ficou ressentida com a escolha pelo canal pago da Globo em detrimento da ESPN, que transmite os jogos da liga no Brasil há muito mais tempo.

reclamacao

Comentários em redes sociais são sempre muito construtivos…

Vá lá, as duas reclamações fazem um certo sentido. Eu já acompanhei muito pelo site da NBA, mas de uns muitos anos para cá (desde a época que não existia essa versão brasileira), eu acho o portal oficial da liga uma bela duma bosta, com visual feio pra cacete e funcionalidade péssima. Mesmo assim, não descarto que muita gente curtia acessar por lá, especialmente porque era o único site do tipo em português.

A outra reclamação também é compreensível. Se alguém tem mérito pela popularização deste esporte no Brasil, é a ESPN. A Band teve seu momento quando transmitiu jogos lá na década de 90, claro, mas a ESPN que abraçou a liga no Brasil nos últimos, sei lá, 20 anos.

Porém, nos dois casos, eu acho que não há motivos para a choradeira. Eu confio que o novo site ainda vai ter uma área para visualizar os placares e a classificação. Sem contar que os textos, matérias e etc já estão melhores sob a tutela do site do Sportv do que estavam no portal da NBA. Os melhores momentos, compactos dos jogos continuam lá. Não há perda significativa de informação. Se alguém não curtiu, acho que é uma boa chance de abrir a cabeça e começar a visitar outros grandes sites. Com certeza sua ~NBA EXPERIENCE vai  melhorar…

Sobre a escolha de um canal ao invés do outro: a NBA firmou há algum tempo uma parceria com a Globo e a LNB. Então a escolha pelo Sportv é muito natural. Além do mais, a ESPN no Brasil tem um perfil de independência. Acharia muito mais estranho uma parceria institucional nestes moldes acontecer com eles. O canal vai continuar produzindo conteúdo, transmitindo jogos e etc – o anúncio no facebook da parceria teve que ser editado para deixar claro que a ESPN continuaria com as transmissões para acalmar os reclamões.

anuncio facebook

Estagiário trabalhando

Institucionalmente eu acho que o saldo também é positivo. Eu entendo o receio que possa existir já que a ESPN tem os direitos de transmissão da final (o site da concorrente vai noticiar com tanto vigor os resultados das finais? espero que sim) e que não deva existir qualquer tipo de privilégio. Por outro lado, e acho que é o que compensa este risco, só um canal da Globo – ou a própria emissora, em um outro momento – tem a capacidade de fazer o basquete se popularizar ainda mais, crescer e se desenvolver no Brasil. No final das contas, isso é que importa: que mais gente que queira ver NBA tenha condições disso.

Portanto galera: CALMA CARA.