A notícia mais bombástica da temporada foi dada ontem, quando o front office do Cleveland Cavaliers anunciou a demissão do técnico David Blatt, atual campeão da conferência Leste. Nesta temporada, Blatt liderava o Cavs à melhor campanha da conferência e terceira melhor de toda NBA, com 30 vitórias e 11 derrotas – o que faz dele o técnico demitido no meio de temporada com melhor campanha em todos tempos.

Assim, é bem raro que um técnico saia da equipe quando seu time está vencendo a grande maioria dos seus jogos, mas também não é a primeira vez. Os casos mais recentes foram Don Nelson no Dallas de 04/05, com 42v-22d, e Danny Ainge no Phoenix de 99/00, com 13v-7d.

David Blatt

30v-11d: melhor campanha de um técnico demitido

A diferença central, e que torna o caso de Blatt único na história, é que geralmente estes técnicos tiveram um desempenho abaixo do esperado, mesmo com campanhas relativamente boas. Já o Cavs deste ano está a caminho de uma campanha próxima das 60 vitórias, algo que só os ótimos times da história conseguem.

O que se diz é que Blatt perdeu o vestiário. Não dá pra saber sendo apenas um espectador. As notícias que iam e vinham é que Lebron não se dava com ele, mas sempre era desmentida por uma nova história de que James e Blatt estavam se entendendo melhor a cada dia. Os insiders do Cavs garantem que Lebron não chegou a pedir a demissão do treinador, mesmo com as desavenças.

Seja isso ou não, Blatt vai poder ostentar um histórico de uma temporada completa com título de conferência e 67% de aproveitamento. Um bom currículo para procurar um novo emprego.

CompartilheShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Reddit0Share on LinkedIn0Email this to someone