A virada de abril para maio é o período em que metade da liga ainda está se matando nos playoffs e a outra metade está de férias sem pensar em basquete. O Sacramento Kings fugiu completamente do protocolo e apresentou sua nova identidade visual nesta terça-feira – os times geralmente fazem isso la por julho, agosto… Bom, eu até deixaria passar essa notícia completamente fora de contexto em situações normais, mas como gostei bastante da mudança não poderia deixar de FAZER ESTE REGISTRO.

kings_primary

Kings seguiu uma tendência que vários times estão seguindo e que me agrada, que é recuperar alguns elementos históricos nos seus logotipos, uniformes e quadras.Primeiro no formato, que remete ao brasão utilizado pela franquia lá no seu início, quando ainda se chamava Rochester Royals. Era um símbolo totalmente RUDIMENTAR, mas já era roxo e tinha essa referência à uma coroa. Este período durou 11 anos.

Depois disso, o time fez uma grande cagada ao se mudar para Cincinnati e adotar como logotipo uma bola de basquete com rosto de cartum, algo assustador. Para a sorte de todos, depois de 13 anos assim, o time voltou a usar a coroa em seu símbolo – mas, desta vez, com as cores azul, vermelho e branco.

kins

Meu, o que é esse segundo símbolo?

E foi assim, de 72 a 94, que o time se manteve, mesmo mudando de cidade (para Kansas City e, depois, Sacramento) e de nome (de Roylas para Kings). Em 95, o time readotou o roxo como sua principal cor, junto com o preto, num tom mais DARK – tipo quando tem um time do mal nos filmes de sessão da tarde, que quase sempre tem essas cores. Eu particularmente gosto delas: além de recuperarem a identidade original da franquia, lá da década de 40, ainda foge do lugar-comum das cores dos times dos EUA, que na sua maioria repetem as cores da bandeira americana.

Naquele blablablá do lançamento do símbolo, falou-se que a mudança deve representar uma nova fase para a franquia – que precisa de alguma mudança mesmo. Neste caso, não deve ser só discurso, já que o time também vai estrear um ginásio novo na próxima temporada e com o novo símbolo deve apresentar novos uniformes também. Resta saber se dentro de quadra as coisas mudam ou continuam o mesmo desastre dos últimos anos.