Não é só no Brasil que a TV manda no calendário e nos horários dos jogos. A rodada de ontem tinha apenas dois jogos entre times do Leste agendada. Para que os horários ficassem compatíveis com a transmissão nacional, ficou definido que uma partida seria às 18h e a outra começaria às 20h30 no fuso da costa leste. No final das contas, ficou decidido que Toronto e Indiana jogariam no primeiro horário e Boston e Atlanta ficariam entrariam em quadra na partida seguinte.

Acontece que tradicionalmente as rodadas começam às 19h, para dar tempo do pessoal sair numa boa do trabalho e chegar nos ginásios a tempo. Marcando o jogo para uma hora mais cedo, a lotação máxima do ginásio logo no tapinha inicial de jogo poderia ficar comprometida. O caso de Toronto é ainda mais problemático: tradicionalmente os torcedores sem ingresso ficam do lado de fora do ginásio, numa espécie de fan-fest batizada de Jurassic Park, assistindo ao jogo por um telão. Para entrar na arena é preciso romper a barreira enorme de pessoas formada pelo aglomerado ao redor do Air Canada Centre.

Para garantir que os fãs do time conseguiriam entrar no ginásio a tempo, o General Manager do Toronto Raptors, Masai Ujiri, enviou uma carta solicitando a dispensa dos torcedores alguns minutos mais cedo dos seus respectivos trabalhos. O apelo é endereçado aos chefes do pessoal e fala que é necessário sair mais cedo do serviço para que o torcedor esteja a tempo “nas arquibancadas, do lado de fora do ginásio ou até mesmo em casa, diante da televisão”.

Cg_NvIlU4AEDJ-C.jpg large

Já tinha rolado algo parecido na semana passada, quando Dallas Mavericks recebeu o Oklahoma City Thunder. O jogo naquela oportunidade também foi marcado para o final da tarde no horário local para atender a grade da TV e o dono do Mavs fez uma postagem nas redes sociais com uma carta-apelo aos chefes dos torcedores. A diferença é que não tinha o tom formal de um, sei lá, ofício endereçado aos coordenadores, gerentes e diretores como foi o caso do pedido do Raptors.

Alías, teve outra diferença: no caso do Dallas, o time perdeu em casa para o OKC, enquanto o Toronto conseguiu vencer o Indiana e abrir 3-2 na série. E com casa cheia desde o início do jogo.