A offseason mal começou e já temos um seríssimo candidato a abacaxi da temporada de assinatura de novos contratos: Timofey Mozgov assinou com o Los Angeles Lakers por 64 milhões de dólares em quatro anos.

Eu já expliquei aqui que os contratos assinados neste ano serão inflacionados pelo aumento do limite salarial, mas, mesmo assim, comprometer 16 milhões ao ano com um pivô sequer se firmou com titular na liga é um péssimo negócio.

Para começar, os pivôs grandes e pouco móveis (as chamadas ÂNCORAS DEFENSIVAS) estão entrando em desuso. Mal faz sentido dar espaço para um cara desses em um time, ainda mais ganhando uma bolada dessas. Mozgov se tornou o oitavo center mais bem pago da liga, mas entre aqueles que recebem uma grana semelhante a ele estão Demarcus Cousins (16,4 milhões em média), Marc Gasol (22 milhoes) e, agora, Hassan Whiteside (mais de 20 milhões), todos muito mais versáteis e úteis que o russo. A aposta nem faz sentido dentro daquele que acreditamos ser o projeto do Lakers para o futuro, já que ele tem 30 anos – e o resto do time é quase juvenil.

No final das contas, este contrato mostra como o Lakers atual é ruim para atrais talentos de verdade e como vai ser difícil convencer algum jogador a assinar com a franquia. O time sobreremunerou Mozgov possivelmente porque já tinha recebido a negativa de Hassan Whiteside, prioridade da equipe na offseason que acabou renovando com o Heat.

GTY 541552794 S SPO BKO BKN USA CA

Um dos melhores momentos da carreira de Mozgov

Lembro que no ano passado, o time tentou persuadir Lamarcus Aldridge, mas falhou miseravelmente. Diz que na reunião do ala-pivô com o time, os executivos do Lakers mostraram um plano de marketing impecável para tornar Lamarcus em uma nova estrela de Hollywood, chamando a atenção para as atrações da cidade e as vantagens comerciais de jogar em LA. Aldridge saiu decepcionado por não ver um mísero slide sobre o projeto esportivo do time e como a franquia iria construir um elenco vencedor para os próximos anos.

Neste ano, Kevin Durant nem quis se sentar para ouvir a proposta da franquia. Whiteside recusou. Al Horford idem.

Deve ser por isso que há algum tempo o time não consegue atrair nenhum free agent realmente importante e capaz de fazer o time vencer. E não vai ser um Mozgov milionário que vai mudar as coisas de figura.

 

CompartilheShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Reddit0Share on LinkedIn0Email this to someone