Eu tenho um pedido para Demar Derozan, ala-armador do Toronto Raptors e que está na seleção americana que vem aos Jogos Olímpicos do Rio: não se deixe levar pela rabugentisse do técnico do time dos EUA, Mike Krzyzewski.

O Coach K não gostou que o jogador tentou meter uma enterrada 360º na cara de um adversário chinês a dois minutos do final do jogo quando os EUA venciam com o dobro de pontos do rival. Na entrevista pós-jogo, o comandante americano disse que os jogadores se “divertiram um pouco demais na partida” e que eles devem “baixar o tom para a competição olímpica”.

Eu entendo que o seu papel é dizer isso, mas, de verdade, eu vou defender até a morte que um jogador tente fazer uma coisa dessas em um jogo – e suplico para que Derozan não dê ouvidos a ele. Por mim, que faça em qualquer momento, em qualquer jogo – NÓS ESTAMOS AQUI PARA VER ESSE TIPO DE COISA! -, mas se tentar uma jogada assim em um jogo pegado seria algo irresponsável com seu próprio time, então que faça quando a partida já está decidida e a necessidade de acertar seja mínima.

Este time americano está longe de ser o Dream Team de 92, que reunia boa parte dos maiores jogadores de todos os tempos, mas qualquer selecionado americano carrega a aura de ser o representante do basquete-show pelo mundo. Muita gente que vai parar para assistir um jogo deles nas Olimpíadas ainda acha que colocar cinco estrelas da NBA em quadra sempre é sinônimo de espetáculo – e mesmo que isso não seja verdade, acho que os jogadores tem direito de tentar perpetuar esse mito.

Em 2000, Vince Carter enterrou por cima de um francês de 2,10. Por cima, literalmente. Milhões de pessoas nem sabem quem é Vince Carter e que ele era um monstro para esse tipo de coisa, mas viram essa jogada e acham que isso é coisa recorrente na NBA. O lance imortalizou o jogador para uma porrada de gente.

É claro que se puder fazer isso em uma partida dos jogos, Derozan TEM A OBRIGAÇÃO de tentar. Dane-se o Coach K. Ele tem que fazer isso por todos nós que vamos assistir seus jogos.

CompartilheShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Reddit0Share on LinkedIn0Email this to someone