A liga parece ter alguns grupo de times bem claros. Há as equipes fortíssimas que vão disputar o título. Tem aqueles times que tankaram por um bom tempo e agora ensaiam uma reação. Existe um grupo de franquias que estão decaindo depois de alguns anos de idas seguidas aos playoffs. Este time do Denver Nuggets, no entanto, parece não se encaixar em nenhuma destas classificações.

Desde que a franquia trocou Carmelo Anthony para o Knicks em troca de um monte de gente, ficou claro que as coisas mudariam de figura no Colorado – a aposta dali para frente seria em um grupo mais homogêneo em detrimento da presença de superestrelas. A aposta, no entanto, não tinha qualquer garantia de resultado. Depender de um grupo sem craques depende muito da química, do trabalho da comissão técnica e do garimpo certeiro de alguns talentos. Poderia acontecer o mais provável, do time ficar anos no limbo, sem chances de bons ou péssimos resultados. Passar uns cinco anos ‘apenas existindo’. Até parecia que era essa a pegada da franquia, que ficaria em ‘stand by’ até draftar um grande talento capaz de mudar os rumos do time.

dn-jokicmudiay-header

Acontece que a receita da reconstrução do time foi seguida à risca e hoje o Denver desponta como um dos grandes concorrentes a surpresa da temporada. Nikola Jokic no garrafão foi o calouro-azarão da temporada passada e tem tudo para se tornar um excelente jogador com mais tempo de quadra. Mudiay e Harris formam um backcourt precioso também. Gallinari é um ala sólido e Faried, apesar de em precoce decadência, é um ala-pivô que tem seus bons momentos. Barton, Nurkic e Murray completam um promissor banco de reservas. Todos sob a tutela do bom técnico Mike Malone.

Offseason
Denver fez um bom draft, com três escolhas top20, sendo duas delas apostas em ala-armadores, a posição mais carente da liga na atualidade. Achei questionável a escolha de despachar Joffrey Lauvergne para OKC em troca de duas escolhas de segundo round, mas nada catastrófico também.

Time Provável
PG – Emmanuel Mudiay / Jameer Nelson
SG – Gary Harris / Jamal Murray / Malik Beasley
SF – Danilo Gallinari / Will Barton / Juan Hernangomez
PF – Kenneth Faried / Derrell Arthur
C – Nikola Jokic / Jusuf Nurkic

Expectativas
Com uma provável queda de Dallas e Memphis, Nuggets fica no bolo com Wolves, Rockets e Jazz para brigar pelas últimas vagas da pós-temporada deste ano. Se descolar uma vaguinha, já cumpre a sua meta no ano.