10 podcasts sobre basquete para acompanhar a temporada

Temporada da NBA começando e sei que tem uma turma que quer ~mergulhar neste universo e acompanhar a disputa de uma maneira mais HARD. Uma forma aconselhável de ouvir opiniões de todos os tipos e estar por dentro das novidades da liga é ouvir podcasts, que são tipo programas de áudio que você pode escutar pelo celular ou internet.

É bom porque você torna um tempo que era totalmente descartável da sua vida em útil. Dá pra ouvir dirigindo, trabalhando, correndo e etc. Eu, particularmente, gosto muito!

Eu adquiri este hábito porque trabalho muito longe de casa, entre ida e volta do trabalho são 200 km e quase 3 horas de estrada. Para não enlouquecer, uso este tempo para ouvir a opinião de gente que concordo e discordo – um exercício saudável.

Eu ouço mais os programas gringos, que em geral têm mais informação e são mais profissionais. Mas tem podcasts brasileiros legais e bem feitos, que também vou indicar. E basicamente ouço os que estão no iTunes, que é a plataforma que eu mais curto usar. Só procurar por palavra-chave, assinar e receber o podcast assim que o autor publica. Existem outras plataformas que funcionam da mesma maneira, mas eu só uso bem raramente.

Tenho planos de, ao longo da temporada, começar um programa do blog, como uma forma mais despretensiosa de comentar NBA. Só preciso arranjar tempo para me dedicar mais a isso, portanto não sei exatamente quando vai acontecer – mas quando rolar, vocês serão informados!

Enquanto isso, segue a lista:

Poscasts em inglês:

The Drop (The Starters) – É um programa semanal que os caras do Starters, programa da NBA TV, soltam todas as sextas-feiras. Tem mais ou menos uma hora de duração e é dividido em algumas partes. Eles começam falando de alguns assuntos mais importantes da semana, depois respondem perguntas dos ouvintes (relacionadas à NBA ou não, independe), elegem o que rolou de pior na semana, qual foi o melhor tuíte do período e outras coisas do gênero.

É meu preferido. É formado pelo quarteto que apresenta o programa diário de TV (dois canadenses fãs do Raptors, um australiano completamente doente e que não entende as regras de convívio social e um americano torcedor do Bulls). Os caras sabem muito de NBA e conseguem fazer um programa como se fosse uma roda de conversa entre amigos – o tipo de ideia que parece boa, geralmente dá muito errado, mas que eles conseguiram salvar.

150209110700-the-starters-group-shot-home-t1

Jalen & Jacoby – Na verdade é um programa diário da ESPN radio que também é distribuído em forma de podcast. Tem pouco mais de uma hora de duração e não fala só de NBA – trata dos outros esportes americanos e de amenidades.

Assim como o Starters, eu gosto demais dos apresentadores do programa: Jalen Rose, ex-jogador da NBA, e David Jacoby, jornalista da ESPN. Os dois discordam de muita coisa, o que torna o debate bem dinâmico – mas sem ser forçado. O bacana aqui é a visão sincera, sem fazer média, de um ex-jogador.

dm_151119_jalen_and_jacoby_on_cam_newton_and_the_best_td_celebrations_of_all_time

The Lowe Post – Podcast do melhor jornalista de NBA da atualidade na minha opinião. Zach Lowe é um cara que consegue mesclar com uma perfeição ímpar estatísticas (usando números avançados apropriadamente, mas sem supervalorizá-los), informações de bastidores e opinião sobre o intangível do jogo. É um cara bem humorado e com uma cultura geral impressionante, aparentemente. É um gênio escrevendo e seu podcast é mais uma dose do seu trabalho impecável.

Não tem uma frequência definida e quase sempre conta com um convidado (jogador, técnico, outros jornalistas…). Dura entre 20 min a uma hora. Excelente!

The Bill Simmons Podcast – Outro jornalista que eu gosto bastante. Bill Simmons, conhecido como Sports Guy, é o criador do finado Grantland, que era o melhor site de esportes e cultura geral dos EUA, e atual dono do The Ringer, site que tem o mesmo propósito do antigo e foi lançado neste ano.

Bill é um cara que tem muita informação e opiniões interessantes, bem humoradas. Às vezes é meio clubista demais (torcedor do Celtics), mas sabendo disso e relevando em alguns momentos, dá para levar. É legal também que ele ODEIA a Espn depois que foi demitido de lá, então você ouve coisas que não escuta nos outros podcasts normais. Tem uns convidados inusitados, como artistas em geral falando um monte de merdas. Trata de outros esportes também.

The Ringer NBA Show – Podcast do site do Bill Simmons, mas apresentado por outros jornalistas. Não acho tão bom quando o programa do Simmons, mas tem seus bons momentos. A vantagem é que tem programas mais curtos, de uns 20 minutos – bom quando você não está com tanto tempo.

The Vertical Podcast – Na verdade aqui são três programas distintos: com JJ Redick (shooting guard do LA Clippers), com Woj (jornalista mais bem informado e que dá os maiores furos da NBA) e Chris Mannix (outro jornalista do grupo). Eu particularmente gosto mais do primeiro, com Redick, que tem uma visão diferente dos demais. JJ recebe jogadores, técnicos, membros da comissão técnica (maior parte deles do Clippers ou ex-colegas do jogador). O programa com o Woj também é muito bom porque o cara é sinistro e sempre tem excelentes convidados.

Outros interessantes: “The Big Podcast With Shaq”, apresentado por Shaquille Oneal sobre o assunto que ele quiser falar naquele dia; “Open Floor”, da Sports Illustrated, “NBA Lockdown”, “Rotoworld Fantasy Basketball Podcast”, “Hang Time”, “CBS Sports Eye On Basketball”, “Insiders Sports”, “Dunc’d On Basketball” e etc, mas dai você vai precisar dedicar a sua vida inteira a isso, o que eu acho que não é muito saudável.

Podcasts em português:

Bola Presa – Disparado o melhor podcast brasileiro de basquete, feito pela dupla que administra o blog de mesmo nome. Semanal, com um pouco mais de uma hora de duração, tem uma dinâmica parecida com o The Starters, que eu falei lá no começo – aliás me parece completamente inspirado neles. Primeiro trata-se de alguns assuntos da semana e depois abrem para perguntas dos ouvintes, que podem ser relacionadas a basquete ou não (geralmente são de RELACIONAMENTO).

Se você não se sente confortável em ouvir um programa em inglês, não sabe a língua, não é afim de ouvir e etc, o Bola Presa é o podcast obrigatório para sua ~audição semanal. Fica disponível pra download toda sexta-feira.

Bala na Cesta – Podcast do blog mais tradicional de basquete em atividade no Brasil. Não tem um formato lá muito engessado. Tem o mérito de cobrir as atividades da CBB e do basquete feminino no Brasil, áreas pouco exploradas pelos demais.

Estação Basquete – É um programa web de rádio semanal que eu não sei se vai continuar nesta temporada. Tecnicamente imbatível no Brasil (conta com uma estrutura de rádio de verdade) e passa o clima de uma conversa informal entre os participantes.

Triple-double – Não está no iTunes, mas acho que é bom dar mais opções para os leitores que se interessarem por podcasts brasileiros. É o programa do blog Triple-Double, que cobre bem NBA e NBB. É bem analítico. Dá pra ouvir pelo WeCast, SoundCloud e afins.

 

Previous

Palpites fundamentais para a temporada 2016/2017

Next

Uma temporada de provação

1 Comment

  1. Lucas

    Excelente publicação. Só conhecia o Triple-Double, e estava a procura de outros podcasts em português. Ja estou baixando o podcast Bola Presa para conferir.

Leave a Reply

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén