Conheça todas as novas camisas da Nike

Uma das principais novidades para a temporada 2017/2018 é o lançamento dos novos uniformes da Nike, empresa que passa a ser a fornecedora dos materiais esportivos oficiais da NBA. Não só pelo fato de que qualquer lançamento de camisa de basquete já chama a atenção por si só, mas também pela mudança- a Adidas foi a responsável pela confecção dos uniformes pelos últimos 11 anos.

Aqui, então, vou apresentar todos os modelos já confirmados ou vazados para a temporada, time a time (o post será atualizado sempre que sair uma nova camisa!):

Atlanta Hawks

Não divulgado ainda.

Boston Celtics

Não divulgado ainda.

Brooklyn Nets

Não divulgado ainda.

Charlotte Hornets

Os uniformes do Hornets eram os mais aguardados de todos. No começo do ano, foi confirmado que a franquia seria a única a usar uma marca de fornecedor esportivo diferente das outras 29 equipes da NBA. Ao invés de Nike, estamparia a marca Jordan – é associada à Nike e Michael é é um dos donos do clube.

Apesar do modelo em geral não ter mudado quase nada, só o fato de ter a silhueta do melhor do mundo no ombro direito já dá um charme diferente à regata – que, na minha opinião, é uma das mais bonitas de toda a liga.

Chicago Bulls

A primeira vista, é a apresentação menos inovadora possível. Além da marca da Nike no ombro, que é padrão em todos os uniformes, o novo modelo do Bulls apresentado só tem como novidade a cor do nome dos jogadores. No uniforme vermelho, as letras deixam de ser pretas contornadas em branco para serem totalmente brancas. No uniforme branco, o letreiro deixa de ser vermelho contornado em preto para ser todo preto.

A grande novidade é que agora os uniformes vermelhos serão usados em casa, enquanto os brancos serão os uniformes de visitante do time.

Cleveland Cavaliers

O Cleveland Cavaliers mudou bastante o uniforme, especialmente o uniforme que antigamente era usado para jogos fora: número mudou de cor, a fonte é outra e os detalhes nas laterais estão diferentes também. No modelo branco, ainda que algumas características tenham sido mantidas, é um uniforme bem diferente do antigo.

Curioso, no momento, é que o anúncio oficial foi feito com as camisas de Kevin Love, Lebron James e… Kyrie Irving!

Dallas Mavericks

Não divulgado ainda.

Denver Nuggets

O time do Colorado mudou consideravelmente a cara do seu uniforme. Abandonou o azul-bebê que vinha usando há 14 anos e mudou para o azul-marinho. Eu não era muito fã do tom antigo, achava meio infantil, mas pelo menos era diferente. Agora é uma cor que meia liga usa ou já usou. Além do mais, os dez anos em que o time usou esse azul sem graça, na década de 90, foram os piores da história da franquia. Não é feio, longe disso, mas tem identificação e tradição zero com o time.

Detroit Pistons

O Detroit confirmou sua nova camisa para a temporada com mudanças quase imperceptíveis.

O recorte da camisa, cores, listras laterais e tipografia são basicamente as mesmas do ano passado. Só o ‘P’ do calção que chega um pouco mais estilizado para este ano. A franquia também vai estampar a marca de uma empresa na regata, a Flagstar Bank.

O time de Michigan é outro que apresentou uma logo um pouco diferente para este ano também. Agora, o time resgata o visual do símbolo da época mais vitoriosa da franquia, do período dos Bad Boys.

Golden State Warriors

O primeiro uniforme confirmado foi o do Golden State Warriors. Aconteceu no mesmo dia que a Nike soltou todo o conceito da nova parceria. Praticamente nenhuma mudança visível em relação ao uniforme do ano passado. Discretamente, as diferenças são uma linha amarela mais fina na gola e números menores dentro do símbolo do peito.

O mais animador, neste caso, foi que a Nike acabou com alguns boatos bem desanimadores dos novos modelos – uma série de camisas horrorosas de sites chineses estavam aparecendo como supostos vazamentos. Mas, felizmente, eram todos falsos.

Houston Rockets

Apesar do spoiler da EA Sports sugerir que uma coisa ou outra mudaria (para melhor) no uniforme do Houston Rockets, o modelo da Nike acabou ficando praticamente igual ao da Adidas.

Na foto da capa do NBA Live, parecia que as bordas da gola e manga ficariam mais grossas e seriam brancas, retomando um layout parecido com o modelo dos anos 90 (que eu acho o mais legal da franquia), mas não. Aparentemente continua tudo igual, até com os detalhes em cinza, que eu particularmente não curto.

Indiana Pacers

Os novos modelos do Indiana Pacers são, disparados, os mais inovadores da temporada. O nome do time aparece na camisa em curva, rodeando o número na barriga do jogador – inspirado no Zollner Pistons, primeira franquia do estado de Indiana a jogar uma liga profissional de basquete, em Fort Wayne.

Eu gostei bastante do resultado final. Geralmente sou bem conservador neste tipo de assunto, tendo a estranhar uma mudança assim, mas neste caso eu curti o resultado final – boa parte disso se deve ao meu ódio ao uniforme do Pacers dos últimos anos.

Los Angeles Clippers

Como é bonito ver um time se arrepender de uma cagada. Há dois anos o Clippers lançou um conjunto de camisas que eram um terror. Pareciam regatas de summer league. Uma delas preta, que não tinha absolutamente nada a ver com a franquia. Era uma tentativa de dar personalidade a um time que era bom, mas não vencedor. Também era uma intenção compreensível de romper com o passado recente – o dono do time tinha mudado, saindo o racista boçal Donald Sterling e entrando o simpático e ~empolgado Steve Ballmer. Mas o resultado ficou ruim.

Dois anos depois, aproveitando a mudança de fornecedor esportivo, o time volta ao padrão anterior, preservando os elementos que deram certo na última repaginada (símbolo, tipografia). Excelente surpresa!

Los Angeles Lakers

Não divulgado ainda.

Memphis Grizzlies

Não divulgado ainda.

Miami Heat

Não divulgado ainda.

Milwaukee Bucks

Não divulgado ainda.

Minnesota Timberwolves

O uniforme do Timberwolves mudou bastante. Um dia antes do anúncio rodou um modelo verde-limão feito no NBA 2K18 que era horrível – e que, aparentemente, ainda pode pintar ao longo da temporada. No final das contas, a franquia confirmou uma camisa bem diferente do modelo do ano passado, mas que parece um decalque do desenho do Washington Wizards (três cores, faixa no peito…).

Apesar de não ter gostado da nova fonte, especialmente no uniforme branco, achei que ficou legal de um modo geral a nova identidade visual do time.

New Orleans Pelicans

Gostei da pequena mudança no uniforme do Pelicans: finalmente o tamanho do nome da franquia no peito aumentou e ficou em um tamanho decente. No mais, já curtia a combinação de cores, que têm tudo a ver com a cidade. Em resumo, não mudou quase nada, mas mesmo assim conseguiu melhorar.

New York Knicks

Não divulgado ainda.

Oklahoma City Thunder

O uniforme do Thunder parece absolutamente igual ao do ano passado. A maior novidade, ao meu ver, é que o time já anunciou que não vai colocar propaganda na sua camisa nesta primeira temporada em que está permitido fazer merchan.

Orlando Magic

Não divulgado ainda.

Philadelphia 76ers

A única mudança mais significativa, além da inserção do patrocínio, é essa espécie de ‘sombra’ vermelha no nome do time, jogador e número. Ficou com uma cara de camisa de time de universidade, ao meu ver. Mesmo assim, continua sendo um dos mais legais da liga. Por mais que a foto não mostre, as estrelas nas laterais foram mantidas.

Phoenix Suns

Outro time que mudou consideravelmente a camisa. A princípio, eu gostei bastante – principalmente a roxa, que é um modelo que tem algo parecido com o modelo do time dos anos 80. Combinação simples das três cores, com nomes e números grandes, o que acho legal. Minha ressalva fica para a fonte da camisa branca, que é bem parecida com a escolhida para o Cleveland Cavaliers – e a Nike tem uma péssima fama de padronizar tudo que toca.

Portland Trail Blazers

Gostei bastante deste aqui. O Portland já tem um dos uniformes mais bonitos de toda a liga. Ao meu ver tem um desenho muito original, mas que ao mesmo tempo já se tornou um clássico. O modelo da Nike manteve o alto padrão da franquia, que mudou a fonte dos escritos nas camisas.

A Nike promete que alguns times terão até quatro uniformes. No lançamento dos modelos tradicionais, o Blazers já confirmou que apresentará outros dois uniformes, um inspirado na comunidade e outro no “team spirit” em breve.

Sacramento Kings

Ano passado o Sacramento Kings já tinha passado por uma reformulação bem significativa na sua identidade visual. Partindo disso, era de se esperar que o modelo da Nike fosse bem parecido com os lançados no ano passado.

As mudanças foram muito sutis: o formato da gola em V (uma marca registrada destes novos uniformes da Nike) e uma ‘coroinha’ que tinha no peito da camisa antiga foi retirada. A franquia deve manter o modelo todo em preto e o retro azul-bebê para a temporada, mas serão apresentados mais para frente.

San Antonio Spurs

Mudanças discretas. A ideia é a mesma dos últimos 25 anos. Só a letra que ficou mais ‘sólida’. Gostei.

Toronto Raptors

Nada foi divulgado oficialmente, mas cruzando algumas informações, é de se esperar que o uniforme do Toronto seja bem parecido com o do ano passado. A suspeita se dá pelo seguinte: o NBA 2K tem soltado prints de jogadores cujos times já confirmaram seus novos uniformes, todos já condizentes com a nova parceria entre a liga e a Nike. Demar Derozan, no entanto, já teve seu visual divulgado sem que o Raptors tenha feito qualquer anúncio.

A princípio, portanto, a camisa da franquia deve ser mais ou menos isso aí.

Utah Jazz

A base do uniforme foi mantida, preservando uma combinação oldschool que me agrada. As bordas coloridas ficaram mais grossas e alguns detalhes parecem que foram simplificados. Mais do mesmo, mas, neste caso, achei uma boa.

Washington Wizards

O novo modelo do Wizards teve algumas mudanças na regata. O número está um pouco menor, as faixas levemente mais estreitas e mais altas. Eu gosto bastante do modelo, apesar de estranhar um pouco essa assimetria (agora os escritos ‘Wizards’ na camisa branca e ‘Washington’ na vermelha não estão centralizados entre as faixas coloridas, o que me incomoda).

CompartilheShare on Facebook227Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on Reddit0Share on LinkedIn0Email this to someone

Previous

Entenda como funciona quando a NBA resolve aumentar o número de times

Next

‘Old Faces, Fresh Cuts’: designer troca cabelo das lendas da NBA

2 Comments

  1. Diaw Espresso

    Warriors também tem o nome completo no uniforme

Leave a Reply

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén