Dentre os times que não fizeram qualquer movimento para melhorar substancialmente seu elenco para a temporada, o Milwaukee Bucks é aquele que dá mais sinais de que ainda assim vai conseguir evoluir entre um ano e outro. Não é algo lá muito comum, especialmente em um momento em que os times pulam algumas etapas reunindo estrelas nos seus elencos, mas isso deve acontecer porque o elenco reúne uma porrada de jogadores jovens que já vem evoluindo consideravelmente ao longo dos últimos anos. São vários jogadores que vêm melhorando e ganhando corpo.

Giannis Antetokounmpo é o símbolo maior disso tudo. O grego de apenas 22 anos já superou qualquer desconfiança no campeonato passado e se tornou o grande líder da equipe. Fora o apanhado de jogadores que se reuniram no Cleveland Cavaliers e Boston Celtics, ele já é o principal jogador da conferência Leste ao lado de John Wall.

A expectativa, agora, fica por conta do seu auge. Não se sabe exatamente quando será alcançado e qual é a régua desse talento todo. Será que é possível que ele vire um concorrente ao título de MVP, que seja um jogador do patamar de Lebron James e Kevin Durant? Se sim, será que isso vai acontecer já nesta temporada?

Eu acredito que Giannis será, sim, um jogador que entra na discussão dos melhores da temporada em algum momento da sua carreira, mas acho que isso não acontece já neste ano. O seu campo de evolução é imenso e ainda faltam a ele alguns elementos que fazem os melhores jogadores desta geração serem o que são.

Vejo o Giannis de hoje algo parecido com o Lebron James da primeira passagem por Cleveland: um jogador excelente, com os melhores recursos físicos disponíveis, mas que ainda precisa amadurecer um pouco.

Junto com ele, o time do Bucks ainda tem bastante coisa para ajustar. Thon Maker está evoluindo de uma tábua rasa para um jogador de basquete, Khris Middleton já se transformou em um especialista muito bom, Jabari Parker mostrou consistência para todo seu talento e Malcom Brogdon deu sinais de que pode ser bastante útil logo da sua temporada de estreia, mas o time ainda tem muito o que aprender.

O grande desafio ainda é colocar toda essa turma jogando junta, com um esquema montado e azeitado. Ano passado o time foi muito bem, mostrou pontos fortes (um contra ataque fulminante, por exemplo), mas não terá a oportunidade de repetir o desempenho nesta temporada, já que Middleton entra no time desde o início do campeonato e Jabari fica de fora (os dois com problemas de lesões, ano passado e neste).

Ao final da temporada, quando Parker voltar, é que o técnico Jason Kidd terá o elenco completo (tomara) pra valer. Isso afeta a química do time e atrasa a evolução de todos, individual e coletivamente.

Também acho que o time poderia ter ido atrás de alguma experiência para promover algum tipo de tutelagem aos garotos. Mirza Teletovic, Matthew Dellavedova, Jason Terry e Greg Monroe são os únicos jogadores de todo o quadro do time com mais de 27 anos – exceto por Terry, nenhum tem uma rodagem tão grande, com experiências muito dignas de serem compartilhadas. Uma turma mais velha para compor o banco seria bastante útil para guiar a molecada em vários momentos da temporada e, especialmente, playoffs.

Mesmo assim, é um dos cinco times realmente bons do Leste.

Offseason
O time não fez muita coisa. Está esperando que o que já existe dentro do elenco evolua espontaneamente – o que deve acontecer mesmo.

Time Provável
PG – Malcom Brogdon / Matthew Dellavedova
SG – Tony Snell / Rashad Vaughn / Sterling Brown
SF – Khris Middleton / Jabari Parker / James Young
PF – Giannis Antetokounmpo / Mirza Teletovic / DJ Wilson
C – Thon Maker / Greg Monroe / John Henson

Expectativa
Acho que briga com o Toronto Raptors pela última vaga entre os times do Leste que que terão mando de quadra no primeiro round dos playoffs.  Em todo caso, é presença garantida na pós-temporada.

Para acompanhar todas as novidades, análises e notícias da NBA, siga o Dois Dribles no Twitter:

 

CompartilheShare on Facebook255Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Reddit0Share on LinkedIn0Email this to someone