Clint CapÉla ou CapelÁ? DÃrk ou DIrk Nowitzki? MontÁ ou MontEI Ellis?

Ainda que não seja lá muito complicado pronunciar a maioria dos nomes dos jogadores da NBA, um ou outro tem suas peculiaridades. E, infelizmente, não dá para confiar na maneira que os narradores e comentaristas falam (dos canais brasileiros ou do League Pass).

Há duas maneiras de tirar esta dúvida:

NBA DAKKE: A primeira é acessar este maravilhoso link de um blog JAPONÊS que fez um guia de pronúncia de todos os nomes de jogadores que estão em atividade na NBA (e também alguns jogadores de fora da liga com maior relevância). O site coloca vários vídeos de jogadores falando seus próprios nomes em diferentes circunstâncias. Não tem erro.

O nome desse cara é impossível

BASKETBALL-REFERENCE: Caso o link acima não ajude e você esteja procurando a pronúncia correta de um jogador que já não está mais na liga, o negócio fica um pouco mais complicado, mas não impossível. O Basketball-Reference, site com maior banco de dados de NBA no mundo, traz no perfil dos jogadores a transcrição fonética dos seus nomes. Não é tão simples entender, é preciso dar uma pesquisada às vezes, mas já ajuda a entender.